UNMP realiza 12º Encontro Nacional por Moradia Popular

A União Nacional por Moradia Popular (UNMP), realizou no SESC Venda Nova de Belo Horizonte (MG) entre os dias 24 e 27 de novembro, a 12ª edição do seu Encontro Nacional. O evento contou com a participação de mais de 800 lideranças de 19 estados brasileiros e representantes de outros países latino-americanos, além de ministros, prefeitos, vereadores deputados federais e estaduais de diversas cidades brasileiras.

Esta edição do Encontro teve o lema “Moradia, Autogestão e Socialismo na Luta pelo Direito à Cidade” e comemorou duas importantes conquistas da luta por moradia popular, que foi a promulgação da Lei do Estatuto das Cidades há 10 anos e a criação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, o primeiro projeto de lei de iniciativa popular há 20 anos.

O Encontro
O Encontro, promovido pela União Nacional por Moradia Popular, acontece a cada três anos e reúne representantes de todo Brasil. Consta da pauta um balanço das atividades, por estados, de um relato das ações, fruto das definições ocorridas em Goiás, na última edição do evento.

Ao final do evento os participantes aprovaram a Carta Latino-Americana, com a definição da agenda de luta para os próximos três anos.

São Paulo
Representantes dos 20 estados brasileiros e mais o Distrito Federal marcaram presença no Encontro, com suas respectivas delegações, com o objetivo de, além de apresentar a realidade habitacional do local onde vivem e relatar o balanço estadual frente às últimas definições tiradas no Encontro anterior, realizada há três anos.

No Estado de São Paulo, a União conseguiu importantes conquistas, como a compra antecipada de quatro terrenos na capital e Região Metropolitana para a construção de 1500 moradias por autogestão pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Os projetos estão em fase de aprovação e as obras devem começar em 2012.

“Além disso negociamos com a Secretaria de Patrimônio da União para a construção de 800 unidades, pelos movimentos sociais, em terrenos e edifícios na região central da capital. E, após 15 anos, conseguimos implementar o Conselho Estadual de Habitação”, afirmaram os coordenadores da UNMP-SP, José Abrão e Vera Eunice.

Ainda no Estado, cerca de 2 mil unidades já foram construídas no interior e 800 casa estão em fase de implantação na Região Metropolitana de São Paulo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *