Cooperteto - cooperativa de habitação

Cooperativas em Americana programam ações de lazer, serviços e sustentabilidade para o Dia C

Arrecadação de itens de higiene pessoal e plantio de árvores acontecem na cidade para as comemorações do Dia de Cooperar

Em comemoração ao Dia C, a Unimed Santa Bárbara d´Oeste, Americana e Nova Odessa, juntamente com a Unicred Bandeirante e a Cooperteto (Cooperativa Nacional da Habitação e Construção), decidiram unir forças para ajudar 40 idosos da Associação Beneficente Residencial Evangélico Benaiah, de Americana.

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma campanha nacional que reforça iniciativas de responsabilidade social nas cooperativas e é promovida no Estado de São Paulo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-SP).

Cooperteto - cooperativa de habitação

A ação vai ocorrer no próximo dia 27 de junho, quando serão entregues itens de higiene arrecadados nas três cooperativas, como fraldas geriátricas, xampus e lenços emudecidos.

A Benaiah completou em abril 53 anos de existência e atende cerca de 40 idosos. “É uma entidade do bem que merece todo o apoio do cooperativismo”, diz a assistente administrativa de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Unimed, Rafaela Santos.

A Benaiah atende idosos de baixa renda e depende de doações dos governos Federal, Estadual e Municipal, além da própria comunidade de Americana. De acordo com o presidente da entidade assistencial, Hélio de Oliveira Camargo, 30 colaboradores são responsáveis pela alimentação (cinco refeições diárias) e diversas atividades, como fisioterapia e transporte.

O presidente aceitou de imediato a parceria, pois é um “cooperativista de carteirinha”. Ele é associado da Cooperativa de Consumo dos Funcionários do Banco do Brasil. “Sabemos o que uma cooperativa representa no desenvolvimento de uma cidade, por gerar e trabalho e renda. E também pode fazer ações para aqueles que mais precisam, os carentes”, declara o Hélio.

Para Dr. Armando Lazzaris Fornari, presidente do Conselho de Administração da Unicred Bandeirante, a ação ajuda a aproximar cada vez as cooperativas da comunidade. “Quanto mais cooperativas trabalharem juntas, mais forte é o papel do cooperativismo na sociedade”, disse.

A presidente da Cooperteto, Norma Roseli Segatti, que luta pela moradia de interesse social, diz que a Cooperteto e a Benaiah trabalham pela mesma causa: melhorar as condições de vida das camadas mais carentes.

A campanha de arrecadação de itens de higiene irá mobilizar as cooperativas. Participam da ação cooperados e colaboradores. Além da doação, no dia 27 de junho, colaboradores voluntários participarão de diversas atividades na sede da instituição, entre elas bingo, cortes de cabelo, manicure e, ainda, os moradores da casa assistirão uma apresentação do Coral Unimed-Unicred.

Ainda em celebração ao Dia C, comemorado em 4 de julho, a Unimed realiza, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Americana, o plantio de 1.500 mudas de árvores em prol do desenvolvimento sustentável da sua área de atuação e o fortalecimento da responsabilidade social de toda a população.

Para cada uma das crianças nascidas nos hospitais da Unimed no ano de 2014, será plantada uma muda de árvore. Esta ação é parte do programa Vida Verde, que há 8 anos reúne famílias, crianças e toda a comunidade para promover a conscientização dos danos que causamos no meio ambiente.

SERVIÇO:
DIA C – Associação Beneficente Residencial Evangélico Benaiah
Dia: 27 de junho
Horário: A partir de 13h
Local: Rua Joaquim Nabuco, 76, São Domingos – Americana

DIA C – Vida Verde
Dia: 04 de julho
Horário: A partir das 9h30
Local: Rua da Integridade, Jardim Boer – Americana

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *